Ela é tonta

mais um blog sem sentido. da tonta

Principes e princesas 26 de Novembro de 2009

Filed under: Literatura — tonta @ 17:29

“(…)
A raposa calou-se e ficou a olhar durante muito tempo para o principezinho.
– Por favor… Prende-me a ti! – acabou finalmente por dizer.
– Eu bem gostava – respondeu o principezinho – mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer…
– Só conhecemos as coisas que prendemos a nós – disse a raposa. – Os homens, agora, já não têm tempo para conhecer nada. Compram as coisas feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não têm amigos. Se queres um amigo, prende-me a ti!
– E o que é preciso fazer? – perguntou o principezinho?
– É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim, em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada. A linguagem é fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar um bocadinho mais perto…
(…)
E foi assim que o principezinho prendeu a si a raposa. E quando chegou a hora da despedida:
– Ai! – exclamou a raposa – Ai que me vou pôr a chorar…
– A culpa é tua – disse o principezinho – Eu bem não queria que te acontecesse mal nenhum, mas tu quiseste que eu te prendesse a mim…
(…)
E então voltou para o pé da raposa e disse:
– Adeus…
– Adeus – disse a raposa – Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê com o coração. O essencial é invisível para os olhos…
– O essencial é invisível para os olhos – repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer. (…)”

O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry

 

Deixe uma Resposta

